Recomendados

17 de março de 2018

Nois semo porque semo e também porque queremo


                É o seguinte, nois é goiano, nois até sabe falar mais ou menos certo, mais nois gosta memo é de falar tudo errado, muita gente fala que goiano é bobo, julgando a gente pelo modo de nois falá, nois conversa engraçado memo, uai, nois fala “porrta, porrtera, porrtão”, que que tem de errado com isso? Bobo é ocê que se acha doutor e vai conversar todo chique com uma pessoa que não teve estudo: “Por obséquio, o senhor poderia refrear-se em sua oralidade enquanto esse que vos fala não conclui sua oratória?” “Quem é ‘obséquio’, meu filho?”.


                Nois tudo fala de um jeito bem simplesinho e conseguimos nos entender, por que que o senhor doutor conversa difícil com nois? Na faculdade que ocê fez eu tenho certeza que te ensinaram que ocê deve adaptar seu linguajar de acordo com a pessoa que ocê tá falando, uai. Como é que vamo te entender? Fui conversar com um adevogado esses dias e quais morri de rir, num entendi nada, falava uns nome esquisito, eu acho que era aquele tal de Latim, larguei ele de mão, fui procurar outro, conversou igualzim eu, aí eu pensei “esse é bão”, pegou minha causa, ganhei meu dinheirinho e paguei ele satisfeito.
                Teve um dia também que fui falar com um doutor no hospital, ele falou um nome difícil lá, que eu tava com “influência”, num entendi na hora, mas eu acho que ele quis dizer que eu tava era gripado memo , outra vez eu tava com umas doraiada no corpo, na cabeça, aí o doutor me disse que eu tinha sido picado pelo aédes do Egito, arguma coisa assim, fui em outro doutor e ele disse que era dengue, fiquei até feliz, não por estar doente, mas porque pelo menos eu consegui saber o que eu tinha.
                O importante, é ocê saber falar com nois que é simples, povim humilde, nois num é burro, nois é muito inteligente, nois sabe fazer um monte de gambiarra, nois sabe plantar, colher, cuidar de animal, nois só não teve estudo, se o senhor doutor precisar de nois é só chamar, mas chama de um jeito que nois entende que nois vai te ajuda com a maior aligria do mundo.

Vitor Kurosaki.

2 comentários:

  1. A maior sabedoria usada nas palavras e a humildade, Jamais tirando o mérito dos que assim falam, de forma mais formal ou informal, contudo a flexibilidade deve ser aprendida e aplicada, das falas as ações...

    ResponderExcluir